English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Tete terá Janela Única Electrónica

Tete terá Janela Única Electrónica

26 abril 2012

A Autoridade Tributária de Moçambique (AT), delegação de Tete vai pôr a funcionar a partir de 1 de Maio próximo a Janela Única Electrónica, um sistema que permite a centralização de dados e imprimir a celeridade nos processos de desembaraço aduaneiro de mercadorias. A Autoridade Tributária de Moçambique tem como função promover a eficácia da política tributária e aduaneira em Moçambique, de acordo com a legislação em vigor no país.

O delegado provincial da AT, Arlindo Chissaque, fonte desta informação, explicou ao “Diário de Moçambique” que a introdução da Janela Única Electrónica visa imprimir celeridade, melhorando deste modo a prestação de serviços aos clientes.

Segundo Chissaque, espera-se que a Janela Única Electrónica venha a ter efeito multiplicador das receitas, sobretudo dos impostos aduaneiros. “São várias as vantagens, visto que teremos os processos cada vez mais céleres, bem como a racionalização de mão-de-obra”.

Fazendo balanço das actividades desenvolvidas no primeiro trimestre do ano em curso, o delegado provincial da AT de Tete revelou que as receitas colectadas foram na ordem de mais de 614 milhões de meticais, correspondentes a 123 por cento da meta prevista, que era de mais de 500 milhões.

“O balanço que fazemos é positivo, por isso, continuaremos empenhados na introdução de medidas que visem melhorar a prestação de serviços aos utentes” – disse o nosso entrevistado, que falava ao “DM” à margem de mais uma jornada da campanha de educação fiscal e aduaneira e popularização de impostos, no distrito de Angónia, que teve a presença de uma delegação central da AT.

Na província de Tete, a campanha de educação fiscal e aduaneira foi lançada no dia 27 de Março último, na região de Domue, sob o lema: “O protagonismo dos postos administrativos na promoção da cidadania fiscal e popularização de impostos”.