English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Standard Bank prepara adesão à JUE

Standard Bank prepara adesão à JUE

12 março 2012

Uma equipe do Standard Bank composta por funcionários das áreas de Operações com o Estrangeiro, Informática e Comercial, efectuou no passado dia 12 de Março de 2012, uma visita ao Porto de Maputo, com vista a preparar a adesão desta instituição financeira ao processo de pagamento de imposições aduaneiras via banco.

A visita tinha ainda em vista compreender as funcionalidades da JUE no tocante aos procedimentos relativos ao processo de colecta da receita aduaneira.

No terreno, a equipe pôde apurar que uma das grandes inovações da implementação dos sistemas da Janela Única Electrónica (JUE), com vista a facilitação do comércio, é a introdução do pagamento das imposições aduaneiras via Bancos Comercias. Com esta medida, as Alfândegas se profissionalizam na sua actividade de desembaraço no sentido de que deixam de lidar com valores monetários, reduzindo drasticamente os riscos de vária ordem, passando a trabalhar somente com os processos aduaneiros.

Os importadores por sua vez, terão as suas mercadorias desembaraçadas em menos tempo, pois, podem, caso queiram fazer uso dos meios disponibilizados pela banca, como por exemplo E-banking, para efectuar os pagamentos das imposições aduaneiras.