English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Projecto JUE – Uma aposta na formação

Projecto JUE – Uma aposta na formação

10 agosto 2011

Uma firma especializada em metodologias de formação, contratada pela MCNet entidade público-privada que implementa a JUE, procedeu à formação de formadores em técnicas de transmissão de conhecimento necessários aos utentes do sistema, numa iniciativa que visa garantir o uso correcto dos sistemas da Janela Única Electrónica.

As equipas mistas de formadores irão treinar a comunidade de utilizadores, constituída por funcionários das Alfândegas especializados em diferentes técnicas de desembaraço aduaneiro e outros afectos à MCNet, com larga experiência em áreas relevantes ao Comércio Internacional.

Formacao JUE  Formacao JUE


Para o efeito, foi criado, no edifício “Times Square” em Maputo, um centro de formação, climatizado e devidamente apetrechado com equipamento informático, para proporcionar à comunidade de utilizadores dos sistemas da JUE um ambiente adequado.

A equipa de formadores desenvolveu entre várias actividades de preparação, a formação dos utilizadores da JUE que farão parte da fase piloto, nomeadamente os Agentes de Navegação, Operadores Portuários, Terminais de Carga, Despachantes, Bancos e Técnicos das Alfândegas.

A formação de utilizadores consistiu no uso efectivo dos diferentes módulos da aplicação tecnológica, visando a familiarização dos utilizadores com os diversos ambientes dos sistemas da JUE.

O processo de formação contínuo já teve início e, à medida que os formandos passam pelo centro, vão de imediato poder usar o sistema da JUE para o desembaraço de mercadorias.