English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Programa de Modernização Aduaneira em curso nas Fronteiras

Programa de Modernização Aduaneira em curso nas Fronteiras

25 maio 2012

A fronteira de Lebombo Border Post, em Komatiport, na vizinha África do Sul, acolheu recentemente uma sessão interactiva promovida pela Maputo Corridor Logistics Initiative – MCLI com vista a apresentar o plano de modernização das Alfândegas SARS junto àquele ponto fronteiriço de Komatiport/Ressano Garcia. A reunião contou com mais de 80 participantes, incluíndo gestores das Alfândegas de Moçambique e membros da equipe da JUE.

A equipe de Moçambique, assim como participantes da África do Sul, tiveram a oportunidade de receber informações em primeira mão sobre o programa de modernização aduaneira sul-africana e interagir directamente com o SARS sobre questões relacionadas com a implementação da JUE em Moçambique.

Tal como sucede em Moçambique, decorrem mudanças consideráveis naquele País irmão, no âmbito do Programa de Modernização Aduaneira, com reflexos para a facilitação do comércio designadamente: Processamento electrónico das declarações aduaneiras, juntamente com avaliações de risco automatizado para diferenciar entre o comércio de baixo risco e alto risco, bem como a aceleração do movimento de caminhões, através dos postos fronteiriços.

JUE nas fronteiras