English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Preparativos para adição de novos módulos na JUE

Preparativos para adição de novos módulos na JUE

25 fevereiro 2014

A maximização do uso da informação captada através da nova tecnologia de informação e comunicação no processo de desembaraço - JUE, foi objecto de reflexão no Workshop organizado pela Direcção de Auditoria, Investigação e Inteligência.

O evento realizado no dia 25 de Fevereiro no Hotel VIP, enquadra-se nas acções preparatórias para implementação do módulo de pós desembaraço na JUE.

Entre os vários temas de relevo para a actividade de pós desembaraço aduaneiro, foi apresentado o fluxo da JUE para uma auditoria pós desembaraçado com sucesso bem como os benefícios do acesso a informação contida na JUE em tempo real pelos funcionários aduaneiros.

Pretende-se que com a operacionalização do módulo de pós desembaraço contribua para a redução dos tempos de desembaraço na medida em que potencia a isenção de examinação física das mercadorias no acto de entrada no Pais, sendo as mesmas passíveis de auditoria nas instalações do importador.  
     IMG_5741aaa.jpg
De referir que o modulo de pós desembaraço constitui mais valia para operacionalização do perfil de Operador Económico Autorizado na JUE, aprovado pelo Diploma Ministerial 314/2012 de 23 de Novembro, através do qual os operadores de comércio externo tem a possibilidade de desembaraçar as suas mercadorias livres de quaisquer controlos aduaneiros no acto da chegada, contribuindo para redução dos custos associados ao próprio processo de desembaraço.