English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Paperless na submissão do Manifesto

Paperless na submissão do Manifesto

28 março 2012

Os agentes de navegação preparam-se para a aplicação do conceito paperless na submissão do manifesto de carga no Porto de Maputo, no quadro da implementação da JUE, que contempla no seu conjunto de módulos do sistema, a submissão electrónica de manifestos de carga nas Alfândegas.

Com a obrigatoriedade do uso da JUE e a introdução do conceito paperless, os Agentes de navegação vão deixar de submeter manifestos em papel, permitindo igualmente a toda comunidade de operadores de comércio externo, visualizar com antecedência toda a in-formação relacionada com as cargas transportadas ou ainda a disponibilidade de navios nos casos de exportação por exemplo.

Com efeito, os Agentes de Navegação têm realizado sessões de trabalho com a equipe de implementação da JUE com vista a rever as funcionalidades dela e adequar os sistemas para submissão com sucesso do manifesto electrónico. De referir que os formatos de manifesto electrónico habitualmente usados pelas agências de navegação internacionalmente são compatíveis com a JUE.