English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Palestra sobre o termo de compromisso bancário para exportações via JUE

Palestra sobre o termo de compromisso bancário para exportações via JUE

17 maio 2013

IFBM     IFBM

Com o objectivo de dar a conhecer o papel a ser desempenhado pelo sistema da Janela Única Electrónica (JUE) na intermediação bancária de exportação de bens, movimentação de divisas e o controlo cambial, a equipe da JUE orientou recentemente uma palestra, em Maputo, dirigida aos estudantes e monitores do Instituto de Formação Bancária (IFBM).

De acordo com Manuel Uamusse, funcionário das Alfândegas afecto no Projecto da JUE, existe a necessidade de envolver as instituições que operam no sistema bancárias no sistema para uma maior eficiência nos esforços para controle de, exportações e importações de divisas por via do comércio internacional através da JUE.

“Nós estamos aqui para explicar aos estudantes do Instituto de Formação Bancária, de uma forma objectiva, aquilo que é o processo de controlo cambial, no âmbito da implementação da Janela Única Electrónica”, frisou.

Uamusse explicou ainda que, na área de operação de comércio internacional, que envolve as instituições bancárias, movimentam-se valores que, no passado, estavam fora do controlo das Alfândegas: “Agora, com o Banco dentro do sistema da JUE, saberemos quanto é que nós recebemos do exterior, como produto das nossas exportações”, finalizou.

Enquanto isso, Aurélio Rocha, director geral do Instituto de Formação Bancária de Moçambique, louvou a inciativa e sublinhou que a palestra sobre a JUE se enquadra no programa de formação da sua instituição, sobretudo na área das operações de comércio internacional.

“Esta palestra é importante, porque vai enriquecer o conhecimento dos estudantes do Instituto de Formação Bancária sobre estas temáticas”, explicou.