English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Número de utilizadores da JUE eleva-se em período de pico

Número de utilizadores da JUE eleva-se em período de pico

14 janeiro 2013

MAPA_JUE_roll_out_plan_updated1-(2).png   
O sistema da Janela Única Electrónica registou um aumento de utilizadores durante o período de Novembro e Dezembro em consequência do aumento das transacções comerciais assim como da expansão do sistema para as principais fronteiras em todo o País, num total de 25 estâncias aduaneiras.

Como efeito, de 01 de Janeiro a até 31 de Dezembro de 2012, foram submetidas cerca de 70.000 declarações aduaneiras através da JUE em todas as estâncias, resultando uma colecta de receita para o Estado Moçambicano de cerca de (10,498,218,086.77) milhões de meticais correspondentes a 349,940,602.89 USD.

O estabelecimento de uma infra-estrutura robusta em termos de equipamentos e meios redundantes para fornecimento de energia e comunicação, contribuíram sobremaneira para uma prestação de serviços aduaneiros contínuos e eficientes, acrescida da disponibilização de equipas de suporte adicionais aos diferentes postos aduaneiros e restantes utilizadores que operam com a JUE.

O sistema que funciona desde Setembro de 2011 conta actualmente com uma equipe de suporte que detêm sete centros localizados em Maputo, Beira, Chimoio, Tete, Nampula, Nacala, e Pemba.
A fase II do projecto JUE que terá o seu início no primeiro trimestre de 2013 com o arranque da tramitação dos despachos de trânsito pela JUE, bem como a expansão do uso do sistema nos restantes terminais de carga internacionais, implicará um aumento do número de utilizadores e necessidade de maior assistência aos utilizadores para o uso correcto do sistema e maior benefício das suas funcionalidades.

Refira-se que têm sido desencadeadas várias sessões de formação e de reciclagem para uso do sistema de forma ininterrupta pelos centros de formação localizados nas regiões Sul, Centro, e Norte do País.