English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Melhorias no Comercio internacional elevam posicionamento no ranking Doing Bussiness 2014

Melhorias no Comercio internacional elevam posicionamento no ranking Doing Bussiness 2014

02 novembro 2013

O relatório do Banco Mundial publicado anualmente, revela subida de Moçambique em três posições em relação ao ano passado de 2013, a qual esta relacionada com duas reformas realizadas no ano corrente nas áreas de comércio internacional e obtenção de licenças de construção.

No comércio internacional consta que a implementação do sistema de Janela Única Electrónica das Alfândegas facilitou o comércio internacional, no sentido em que reduziu a utilização do papel na tramitação dos processos bem como os tempos de desembaraço, uma vez que a informação é introduzida uma única vez, e fica disponível a todos os intervenientes do processo em tempo real.
     Doing-bussines.png
Comparação entre Moçambique e as outras económias quanto a facilidade no comércio internacional. Fonte: Base de dados do Doing Business
Serviram de indicadores de medida, o número de documentos exigidos para importar e exportar, o tempo no processo de desembaraço, bem como o custo para importar e exportar por contentor nos processos aduaneiros em geral.

Em suma, Moçambique encontra-se na 131ª posição na classificação mundial de um conjunto de 189 economias em todo o mundo.

A Fase II da implementação da JUE que inclui entre outros a adição de Ministérios ou serviços de licenciamento de mercadorias por via electrónica, Agências de gestão e controle de Investimentos, poderão contribuir ainda mais para melhoria do ambiente de negócios e aumento de competitividade internacional das empresas no país.

O quadro abaixo ilustra os dados comparativos do Comércio internacional em Moçambique em relação a média na África sub-sahariana.
Doing-bussines2.png
Resumo dos procedimentos e documentos para comércio entre fronteiras em Moçambique. Fonte:Base de dados do Doing Business