English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Madagáscar demonstra curiosidade pela JUE

Madagáscar demonstra curiosidade pela JUE

09 novembro 2012

Dentro do espírito de melhoria do comércio externo que move os países da região da SADC, Madagáscar não ficou alheio aos passos dados por Moçambique no concernente à modernização dos serviços públicos e implementação de melhores práticas internacionais a favor de um ambiente de negócios cada vez melhor.

Desta feita, de 8 a 9 de Novembro do ano corrente, uma delegação composta por quadros séniores das Alfândegas daquele País vizinho efectuou uma visita de trabalho, visando analisar a estrutura e funcionalidades da Janela Única Electrónica, bem como conhecer a experiência moçambicana na implementação deste sistema e os ganhos em termos de performance dos sistemas.

Delegacao-de-Madagascar-no-TIAR-(2).JPG  Delegacao-de-Madagascar-no-TIAR-(1).JPG

Madagáscar já possui um sistema de Janela Única Electrónica, há alguns anos, com um modelo diferente do sistema desenhado para Moçambique, composto por dois ambientes interligados em que um, CMS, é de uso exclusivo das Alfândegas e um outro, Tradenet, reservado aos restantes intervenientes no processo de desembaraço aduaneiro para troca de informação entre os utentes dos serviços aduaneiros e as Alfândegas.

Já o sistema instalado em Madagáscar contém igualmente dois ambientes em um destina-se à entidade aduaneira e o outro para os utentes, contudo, operam de forma distinta, ou seja, não se interligam entre si o que implica a replicação de dados, o que contribui para diminuição da eficiência na tramitação dos processos.

A delegação visitou o Terminal Aéreo de Carga (TIAR), para além do Centro de Operações da JUE e de Formação e teve ainda encontros de trabalho com membros da equipe de implementação da JUE nas áreas de procedimentos, manutenção de códigos e ainda estratégia de gestão das relações com os utilizadores do sistema.

Durante a visita foi possível ver in loco, os estágios e fases do processo de desembaraço aduaneiros e a delegação deixou transparecer que os passos dados em Moçambique para alcançar o actual estágio são na verdade um exemplo a seguir.

Delegacao-de-Madagascar-no-Centro-de-formacao.JPG