English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Janela Única Electrónica(JUE) em fase piloto no Porto de Maputo

Janela Única Electrónica(JUE) em fase piloto no Porto de Maputo

19 setembro 2011

A implementação do projecto Janela Única Electrónica (JUE), no Porto de Maputo, iniciou a 19 de Setembro último a sua fase piloto, esperando-se que cubra até finais do primeiro trimestre de 2012 todos os regimes e processos aduaneiros neste Porto.

O sistema da Janela Única Electrónica visa imprimir maior celeridade na tramitação dos despachos aduaneiros e desembaraço de mercadorias.

Esta revelação foi feita pelo Ministro das Finanças, Manuel Chang, no decurso da sua visita às instalações deste projecto no dia 9 de Setembro último.

JUE  JUE

Acompanhado por técnicos séniores do Ministério de Finanças e da Autoridade Tributária, Manuel Chang percorreu as novas instalações do Centro de Dados e Centro de Operações da Janela Única Electrónica, durante o qual se inteirou do actual estágio de implementação do sistema que compõe a Janela Única Electrónica para desembaraço aduaneiro no Porto de Maputo.

“É um dos projectos importantes que temos no Ministério das Finanças, com intervenção da Autoridade Tributária, sendo, no caso concreto, um projecto piloto, que envolve a participação do Governo, do sector privado e de entidades estrangeiras com experiência comprovada neste tipo de sistemas e que irá catapultar a nossa capacidade de prestar serviços de qualidade ao utente”, referiu o governante.

Prevê-se que a implementação da Janela Única Electrónica, no Porto de Maputo e, seguidamente, nos restantes portos do País e alfândegas, influencie no incremento de uma eficiente capacidade de resposta ao fluxo de mercadorias nos nossos corredores, particularmente no Corredor de Desenvolvimento de Maputo.

Para além da visita de Manuel Chang, os membros do Conselho de Administração da MCNet também escalaram o Centro de Formação, Centro de Dados e edíficio do Millennium Park, numa visita enquadrada nas actividades regulares desenvolvidas por aquele órgão, para acompanhamento e avaliação do estágio dos trabalhos atinentes à implementação do projecto.