English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

JUE vs Estratégia de formação

JUE vs Estratégia de formação

09 janeiro 2014

O sucesso da implementação de tecnologias modernas na prestação de serviços públicos, não só assenta na estratégia do faseamento da introdução dos módulos, mas também na componente de capacitação a nível dos utilizadores.

Actualmente, a JUE conta com 4 centros de formação regionais com equipes de formadores preparados para o efeito. Os centros localizados em Maputo, Beira, Tete e Nacala ministram diversos módulos e funcionalidades da JUE mediante o perfil do utilizador e disponibilizam ainda materiais de apoio tal como discos interactivos e manuais de apoio.

manuais.jpg

A plataforma JUE regista até a data 6825 utilizadores formados nos vários módulos da JUE, sendo 3971 credenciados com base nos perfis relacionados com o ramo de actividade previsto no fluxo de desembaraço aduaneiro do Tradenet e os restantes 2854 constituem acessos dos oficiais aduaneiros com acesso exclusivo ao CMS.

Tratando-se de um sistema que interessa diversas entidades que interagem no sector económico do Pais, a pedido das mesmas, as acções de capacitação e sensibilização, contemplam institutos de formação dos diversos ramos com vista a informar dos novos processos adoptados por via das tecnologias modernas .

No âmbito da melhoria contínua dos serviços prestados, por turno, a equipe da JUE beneficia de várias formações por forma a profissionalizar e apurar ainda mais as especializações dos seus técnicos.

Com efeito, técnicos da equipe beneficiaram de capacitação Administração Aduaneira no Japão, gestão de projectos e Oracle na África do Sul e ITIL - Information Technology Infrastructure Library (Moçambique), entre outras.