English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

JUE reconhecido o seu contributo na facilitação de comércio externo

JUE reconhecido o seu contributo na facilitação de comércio externo

26 setembro 2014

A confederação das Associações Económicas, CTA, assinalou a passagem do 18° aniversário da sua criação através de  um jantar de gala, que contou com a presença do Chefe de Estado Moçambicano, Armando Guebuza e de várias individualidades do sector privado nacional.

Armando-Guebuza-Presidente-da-Republica1.jpg     
Na ocasião, o Chefe do Estado enalteceu no seu discurso o papel da CTA nos esforços empreendidos para melhoria do ambiente de negócios, apontando como um dos destaques o aprovisionamento de ferramentas às Alfândegas de Moçambique que contribuíram para a facilitação do comércio internacional.

O Chefe de Estado referiu-se a Janela Única Electrónica - JUE, como uma facilidade concebida para facilitar o comércio internacional, que reduz o tempo e o custo de desembaraço aduaneiro, com benefícios para o sector privado e como fonte complementar de financiamento da própria CTA.
A semelhança de outras entidades ligadas a áreas de negócios diversas e serviços públicos, no mesmo o evento, o Projecto JUE recebeu através do Director Geral das Alfândegas Guilherme Mambo um diploma de mérito pela sua contribuição na facilitação do comércio internacional em Moçambique.

Em entrevista, após a distinção, o Director Geral das Alfândegas (DGA), enfatizou o facto da JUE ter trazido muitos ganhos para o comércio internacional, como a redução de tempos de desembaraço, a redução da distâncias, pois através do processo online pode-se tramitar toda a documentação inerente ao desembaraço electronicamente sem importar a localização geográfica do operador de comércio. O DGA estendeu o reconhecimento a toda a equipe de implementação da JUE bem como as Alfândegas de Moçambique no seu todo.

Entrega-do-quadro-ao-Director-Geral-das-Alfandegas-Gulherme-Mambo-pelo-PR-Armando-Guebuza1.jpg