English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

JUE na agenda da Câmara de Despachantes

JUE na agenda da Câmara de Despachantes

31 março 2012

Realizou-se no passado dia 31 de Março de 2012, em Maputo, a Assembleia-Geral da Câmara de Despachantes Aduaneiros de Moçambique, que contou com a participação de mais de 100 despachantes. De entre os vários temas em agenda, o estágio de implementação da JUE constituiu destaque neste encontro.

O tema foi apresentado por Guilherme Mambo que começou por endereçar palavras de apreço pela grande colaboração prestada pela classe de despachantes aduaneiros para o sucesso da implementação da JUE em Moçambique.

Aproveitando-se do facto de a sessão contar com a presença de representantes da Câmara na região Centro e Norte do País, Mambo lançou um apelo para a mobilização dos despachantes daquelas zonas para não só, participarem da formação que já iniciou (Beira) e inicia brevemente (Nacala e Tete) mas também para fazerem uso dos sistemas, logo que sejam capacitados para o efeito.

Mambo aflorou as funcionalidades do módulo de despachantes da JUE, as vantagens oferecidas pelo sistema, entre elas a possibilidade de geração de relatórios atinentes aos processos desembaraçados por cada um dos despachantes e o nível de receita colectada por intermédio do despachante ao Estado.

Também referiu que a cadastração dos despachantes na JUE é responsabilidade das Alfândegas que procedem a verificação da genuidade da informação prestadas por cada candidato para efeito de seu registo e dos seus ajudantes.

Câmara dos Despachantes