English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

JUE expandida com sucesso

JUE expandida com sucesso

30 novembro 2012

Calomue.jpg  camioes.jpg

A expansão da Janela Única Electrónica iniciada a 01 de Setembro de 2012 para as fronteiras e terminais de carga, tem sido um sucesso sob ponto de vista de disponibilização da ferramenta aos utentes dos serviços públicos.

No decurso das visitas de cortesia e de acompanhamento da assimilação no uso da JUE, foram constatadas no início algumas dificuldades enfrentadas por alguns utilizadores relacionadas com a falta de proficiência. Porém, esta situação tende a dissipar-se. De acordo com o gestor da TIRO, Henrique Lacerda, a JUE já deu provas de que é um sistema bom e seguro, razão pela qual é de se apostar nele.

Henrique Lacerda, gestor do TIRO, considera que a JUE trouxe ganhos enormes, sobretudo ao nível da tesouraria, estatística e sobretudo da celeridade com que se processa o desembaraço aduaneiro: “Um camião saindo da fronteira, pode, antes de chegar a Maputo, já ter o desembaraço da sua mercadoria concluída”, afirmou.

Refira-se que redução dos tempos de desembaraço constitui um dos grandes objectivos da JUE pelo que as Alfândegas, a nível dos terminais com maior tráfico, tais como Timar e TIRO, estenderam as horas de trabalho dos funcionários para garantir o atendimento ao fluxo de desembaraço.

A propósito, Percina Tembe, chefe adjunta do Timar, explicou que a maior parte das reclamações que eram apresentadas pelos utentes foi ultrapassada, através da extensão do horário de trabalho e rotatividade dos funcionários. “O problema não era da JUE, mas sim do conhecimento que se verificava em relação ao uso do sistema, tanto por parte dos funcionários das Alfândegas, como dos utentes”, frisou.