English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

JUE apresentada à SADC

JUE apresentada à SADC

10 outubro 2012

No âmbito da introdução de tecnologias de informação nas operações alfandegárias e comunicação no seio da SADC para a materialização de uma das previsões do protocolo da SADC no que toca ao comércio internacional, a equipe da JUE participou, nas Maurícias, num workshop, onde procedeu à apresentação das funcionalidades da JUE.

8---SADC-(3).jpg

Para além da Janela Única Electrónica, foram ainda abordados temas como a interconectividade e troca electrónica de informação entre as Alfândegas dos países membros da organização. A introdução de certificado electrónico de origem, a redução do número de documentos em papel, entre outros assuntos.

De referir que Moçambique é o primeiro País da organização que implementa a JUE e que inclusive deu alguns passos com alguns membros, designadamente Malawi, Zimbabwe, Namíbia e África do Sul, para a troca de informação electrónica, com vista a redução de papeis envolvidos no processo de desembaraço aduaneiro, especialmente o trânsito de mercadorias.

Ficou igualmente claro que a interconectividade entre os países membros por via de sistemas electrónicos modernos constitui a única forma para materializarão da almejada união aduaneira.

8---SADC-(4).jpg  8---SADC-(5).jpg