English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Interconectividade com a África do Sul

Interconectividade com a África do Sul

07 agosto 2012

Por forma a dar a conhecer os avanços alcançados no processo de modernização dos serviços fronteiriços moçambicanos, as Alfândegas de Moçambique reuniram, no dia 7 de Agosto, com a sua congénere sul-africana, em Pretória.

interc.jpg

Tomaram parte do encontro, altos quadros das Alfândegas de Moçambique, assim como da África do Sul, onde, entre outros assuntos, foram discutidas questões relacionadas com a interconectividade dos sistemas informáticos, criação de condições para a troca de dados em tempo real, gestão dos trânsitos e desembaraço de mercadoria.

O Director Geral das Alfândegas de Moçambique, Domingos Tivane, disse no encontro que com a implementação da Janela Única Electrónica (JUE) - uma recomendação da Organização Mundial das Alfândegas - as duas Alfândegas poderiam estar interligadas para a troca de informação em tempo real, bastando definir as estratégias para materialização desta ligação.

Como resultado, foram propostos e acordados encontros técnicos regulares de modo a definir os requisitos para a interconectividade dos sistemas, formato de mensagens e informação, o momento de troca das informações, bem como os mecanismos para reconhecimento da informação.