English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

INE inspira-se na experiência da JUE

INE inspira-se na experiência da JUE

23 setembro 2013

Uma delegação do Instituto Nacional de Estatística (INE) visitou no dia 23 de Setembro do ano corrente o escritório da MCNet SA, centro de formação e operações da JUE a fim de colher experiências úteis para o processo de modernização daquele organismo visando a observância das boas práticas.

Dos pontos abordados durante a visita, ressaltam os relacionados com o ciclo de desenvolvimento operacional; administração de sistemas; assistência aos utilizadores do sistema; redundância dos sistemas e base de dados assim como a capacidade dos mesmos em termos de interoperabilidade, sendo este último de extrema importância para troca de informação entre os diversos sistemas.

De referir que se trata da segunda visita feita pelo INE, tendo sido a primeira em Fevereiro do ano corrente para melhoria dos canais e estabelecimento de mecanismos mais seguros e céleres de acesso a informação da JUE.
       pIMG_3845-INE-(1).jpg
A delegação composta por 8 funcionários de entre os quais programadores, administradores de redes e sistema, membros do grupo de reforma e modernização, foi recebida pelo Conselho de Administração da MCNet representado por Kekobad Patel, bem como pelos membros da equipa de implementação da JUE. No referido encontro, Kekobad Patel desejou as boas vindas e manifestou a disponibilidade da equipe da JUE em partilhar a sua experiência no contexto da modernização do serviço público salientando as vantagens da parceria com o sector privado bem como as maiores dificuldades enfrentadas desde o inicio da implementação.

Durante a visita, forma apresentados os processos levados a cabo pelas várias áreas técnicas envolvidas no projecto da JUE já em funcionamento.

Por seu turno, o porta-voz da delegação do INE Adão Saranga, agradeceu pela disponibilidade de partilha de experiência não deixando de referir que a implementação do projecto JUE em Moçambique tem vindo a motivar várias instituições a nível nacional e internacional a seguirem o mesmo rumo da modernização garantindo que as boas práticas serão com certeza exploradas pela sua instituição que representa.

PIMG_1186-INE.jpg