English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Governo de Sofala familiariza-se com a JUE

Governo de Sofala familiariza-se com a JUE

11 abril 2012

A equipe de implementação da Janela Única Electrónica (JUE), reuniu-se com o Governo Central da Província de Sofala no dia 10 de Abril último para, entre outros assuntos, familiarizar este organismo sobre os mecanismos de funcionamento da JUE.

BIV_not_2.jpg BIV_not_2_2-(1).jpg

A apresentação da JUE foi feita em sessão alargada do Governo Provincial que contou com a participação de representantes dos diferentes organismos do Governo provincial, como o Ministério das Finanças a título de exemplo.

O encontro visava, por outro lado, dar a conhecer ao Governo Provincial as actuais actividades em curso naquela província com vista à implementação dos sistemas no Porto da Beira, que arrancou a 23 de Abril.

Na ocasião, a equipe de implementação frisou a necessidade de envolver o Governo nesta actividade para melhores resultados, uma vez que o sistema prevê a inclusão de Ministérios que lidam com o processo de desembaraço, designadamente atribuição de licenças.

Ainda na mesma esteira, a equipe da JUE reuniu com os operadores portuários e transportadores de mercadorias em trânsito para anunciar a chegada do sistema e alertar a necessidade de se prepararem, a nível de infra-estruturas técnicas (computadores e comunicações) bem como a nível de aquisição de perfis de utilizador, para submissão de informação às Alfândegas via JUE.

Recorde-se que a JUE permite a submissão de informação standartizada através de um único ponto de contacto, cumprindo-se assim, todos os requisitos estabelecidos para o desembaraço aduaneiro.