English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Formação de Utentes da JUE garantida

Formação de Utentes da JUE garantida

15 dezembro 2011

Com vista a garantir dinâmica e flexibilidade no processo de implementação da Janela Única Electrónica (JUE), a entidade implementadora do projecto - SGS MCNet Moçambique - tem apostado na formação de utentes deste serviço, concretamente, despachantes aduaneiros e Alfândegas.

A aposta na formação contínua de utilizadores para a maximização do uso das funcionalidades da JUE, vai trazer uma nova cultura de trabalho e impulsionar o relacionamento entre as Alfândegas e os agentes económicos, caracterizado por maior confiança, transparência e previsibilidade.

Formacao da JUE  Formacao da JUE  Formacao da JUE

O Centro de Formação sito na Av. 25 de Setembro, Edificio “ Times Square”, conta com uma equipe de formadores composta por especialistas nas diferentes áreas de comércio externo que oferece sessões diárias de formação nos intervalos das 8:00 às 16:00 horas.

Com vista a garantir a eficiência necessária no processo de ensino e aprendizagem no uso do sistema da JUE, o centro oferece material de auxílio aos utentes a custo ”0” composto por manuais, DVD’s interactivos e outros materiais ilustrativos do fluxo dos diferentes processos de desembaraço de mercadorias.

Para assegurar a implementação do sistema em fase piloto no Porto de Maputo, foram já formados 172 utilizadores de entre declarantes, despachantes aduaneiros, agências de navegação, Bancos comerciais, funcionários das Alfândegas ligados à área aduaneira, para além da gestão das mudanças e preparação para as novas funções das Alfândegas, sobretudo no que respeita à gestão do risco e monitoramento de manifestos.
 
Prevê-se que até ao final do primeiro semestre de 2012, toda a comunidade que opera no comércio externo no Porto de Maputo tenha beneficiado da formação da JUE na óptica de utilizador e possa submeter os processos de desembaraço por via electrónica.