English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

East African Community impressionada com a JUE

East African Community impressionada com a JUE

29 setembro 2012

Igualmente preocupados em adquirir experiência para a implementação de medidas tendentes à materialização da facilitação do comércio e melhoramento do ambiente de negócios nos seus países, membros da Comunidade da África Oriental visitaram a Autoridade Tributária de Moçambique.

A delegação da Comunidade da África Oriental, que engloba a Tanzânia, Burundi, Ruanda, Kenya e Uganda, escalou Moçambique, entre os dias 28 e 29 de Setembro, para testemunhar o processo de modernização do sector público levado a cabo pelo Governo com a implementação da JUE.

A delegação teve a oportunidade de visitar o Terminal Internacional de Carga Marítima - TIMAR e o Terminal Internacional Rodoviário - TIRO.

Salienta-se que o processamento e controle do risco no movimento de mercadorias rodoviárias constituíram um dos maiores focos de interesse por parte da delegação, bem como os maiores desafios enfrentados com o início da implementação dos sistemas.

  EAC---Visita-ao-Mozabanco-2-(1).JPG  EAC-no-Centro-de-Formacao-da-JUEaaa-(1).jpg

O programa de visitas incluiu igualmente um banco participante da JUE, Moza Banco, cujo objectivo centrou-se na colecta de experiências com vista ao envolvimento daquela indústria em projectos do Governo em seus países de origem.

Impressionou a delegação visitante o modelo de negócios adoptado em Moçambique – Parceria Público Privada - para garantir o sucesso da implementação da JUE no País. A propósito, Kekobad Patel, presidente do Pelouro de Política Fiscal Aduaneira e Comercial Internacional, disse na sua intervenção que o modelo de negócios adoptado constitui sem dúvida uma garantia para a materialização de um dos objectivos do governo que é a facilitação do comércio na medida em que, torna o projecto auto sustentável por um lado e garante a contínua execução.