English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Disseminação dos ganhos e resultados com a JUE

Disseminação dos ganhos e resultados com a JUE

23 novembro 2016

IMG_0618.JPG     IMG_0653.JPG

No âmbito das actividades de comemoração dos 05 anos da Janela Única Electrónica (JUE), teve lugar no dia 23 de Novembro do ano corrente, na cidade da Beira um encontro entre os membros do Conselho de Administração (CA) da MCNet S.A., Directora Regional Centro, Director das Alfândegas da Beira e Gestores Seniores, que culminou com um seminário que contou com a colaboração de representantes da Associação Comercial da Beira (ACB) e outros utilizadores da JUE, com o intuito de contribuir para uma reflexão interna dos desafios e inclusão dos utilizadores para o sucesso a 100% da JUE.

A visita da delegação da MCNet S.A., iniciou com um encontro com a Directora Regional Centro, onde o PCA da MCNet S.A. procedeu com a apresentação dos delegados, o objectivo e os desafios da MCNet S.A. com vista a melhorar o sistema JUE, tendo realçado que o maior objectivo da visita é a auscultação dos constrangimentos que os utilizadores enfrentam no uso do sistema JUE por forma a permitir uma analise profunda e inclusão dos aspectos por melhorar no processo da implementação faseada da JUE – O Sistema de Todos Nós!

A Directora Regional Centro, por sua vez, apresentou a sua equipe e enalteceu as vantagens do uso da JUE não só na Beira como também a nível da região. Deu igualmente a conhecer que a Direcção da Alfândega local, preparou uma matriz dos constrangimentos verificados na operacionalização do sistema no seu dia a dia.

Adicionalmente o PCA da MCNet S.A., tendo em conta que a região centro é a que mais processa despachos de trânsito, partilhou alguns planos que a MCNet S.A. têm para melhoria do processo, o contributo que o uso dos Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação – TICS daria para o monitoramento do trânsito e as vantagens que traria para o corredor da Beira e na colecta da receita que contribuirá para revisão das taxas de serviço da rede que têm sido contextado pelos utentes da JUE.

O encontro com os demais stakeholders, contou com a participação de transitários, despachantes, e outros intervenientes do comércio externo.

No seu discurso de abertura, o PCA da MCNet S.A. informou que a JUE não ainda não é um produto acabado, e que a sua finalização será possível quando todos os intervenientes do processo de desembaraço estiverem integrados no sistema. E que o objectivo do encontro é colher informações que possam contribuir para a melhoria do sistema e consequente melhoria do ambiente de negócios em Moçambique.