English | Português

Login de Utilizador

Esqueceu a senha?

Certificação de Qualidade ISO 27001

Certificação de Qualidade ISO 27001

27 agosto 2013

A certificação de qualidade por instituições líderes a nível global em auditoria com vista imprimir maior confiança no uso de soluções padrão e conformidade com as melhores práticas nos processos, constituiu preocupação da equipe de implementação da JUE, virada para satisfação do utente dos sistemas e por último a facilitação no processo de desembaraçado aduaneiro por via de tecnologias modernas.

Com efeito, a UNIVERSAL REGISTRARS, concedeu em Agosto do ano corrente o Certificado ISO/IEC 27001:2005 ao projecto JUE nas vertentes de Segurança na Gestão de informação e infra-estrutura do centro de dados, tornando-se a primeira distinção de género em Moçambique com reconhecimento nos esforços empreendidos para segurança dos sistemas de informação.
     Untitled.png
A segurança da informação tem em vista a protecção e salvaguarda da Informação incidindo nos aspectos de Confidencialidade, que garantem que a informação apenas esteja disponível a quem está autorizado a acede-la; a Integridade, no sentido de que a informação é exacta, completa não sofre modificações sem a autorização devida, por último, a Disponibilidade que é restrita aos utilizadores autorizados e quando seja necessária.

De referir que a certificação nos processos de actuação proporciona um melhor conhecimento dos sistemas de informação, das suas vulnerabilidades, podendo desta feita se traçar estratégias adequadas resultando no aumento do nível de controle de riscos. Por outro lado, a nível dos recursos humanos, suscita a necessidade de elevação dos conhecimentos e maior consciencialização das questões de segurança bem como as responsabilidades de cada um dos envolvidos na gestão da informação.

A medida enquadra-se nos esforços realizados pelas Alfândegas de Moçambique para observância de uma das recomendações da Organização Mundial das Alfândegas na materialização dos protocolos comercias entre os países membros com vista a troca de informação por via de meios modernos e de forma segura.